quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Práticas inovadoras com o uso das mídias na escola

Se considerarmos os resultados das avaliações de desempenho escolar iremos nos deparar com um crescimento mínimo alcançado pelos estudantes de um ano para outro ou dentro de uma década se fizermos o mesmo com os resultados relacionados à evasão escolar na rede pública de ensino perceberemos que há um aumento significativo nesse aspecto. Então, nos perguntamos: Por que as escolas não interessam aos estudantes? Aonde estamos errando como educadores? Como fazer o aluno se interessar e realmente participar das atividades pedagógicas?
Essa problemática já faz parte do dia-a-dia nas escolas, alunos apáticos, sem expressividade, receptores de conteúdos, vítimas do comodismo, reprodutores de conhecimento. Dessa inércia surgem novos problemas, desta vez relacionados ao uso de drogas, formação de gangues, perseguição e agressão (bullying). Afinal, aonde vamos parar! Talvez a saída esteja na introdução e no uso das mídias dentro das escolas, entretanto é essencial que os processos educacionais que usam essas tecnologias não sejam limitados ao mero manuseio das máquinas, é preciso apropriar-se das mídias sem esquecer do foco principal da educação: aprendizagem, interação, autonomia e criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário